• Mais Saúde

Teste para Coronavírus: conheça os três tipos de exames que podem ser feitos



Agora que o acesso aos testes para coronavírus ficou mais fácil, o Instituto Mais Saúde tem disponíveis três tipos: detecção qualitativa por PCR, sorologia IGG e IGM quantitativo e sorologia IGG e IGM qualitativo. Entenda melhor as diferenças e as funcionalidades de cada tipo de exame.


Antes de começar, um conceito importante para entender melhor esse artigo: IgG e IgM são, basicamente, os anticorpos que o organismo produz depois de entrar em contato com algum tipo de microrganismo invasor.



Detecção por PCR


Nesse tipo de teste, o genoma do vírus é sequenciado e, em seguida, uma parte desse “código” é colocada na presença do vírus. Esse processo sinaliza se há indícios do vírus na amostra. A coleta desse tipo de exame é feita através de um cotonete no nariz e na garganta.


Esse teste é indicado tanto para as pessoas que apresentam sintomas quanto os pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas). O exame demora em média sete dias para o resultado.


Sorologia IGG e IGM quantitativo


Esse tipo indica a presença de anticorpos virais IgG/IgM. Desta forma, é indicado para os pacientes que apresentaram testes PCR negativos para coronavírus, mas apresentaram sintomas de pneumonia iniciais ou persistentes por mais de 10 dias.




Sororologia IGG e IGM qualitativo


Esse exame também identifica a presença de anticorpos virais igG/igM contra o coronavírus, porém, indica se o paciente já teve contato com vírus e/ou já adquiriu certa imunidade contra o vírus.


É importante ressaltar que a imunidade após contrair coronavírus ainda é estudada. Não há comprovações de que após a contaminação pelo vírus, a pessoa se torna de fato imune ao coronavírus. Por isso, as recomendações da OMS para a prevenção e combate ao coronavírus ainda são as melhores aliadas para este momento.


Ficou interessado em fazer algum desses testes? O Mais Saúde, em parceria com a Prollmed, tem disponíveis os três tipos de exame para seus associados. Clique aqui e saiba como garantir sua saúde, além de contribuir na luta contra o coronavírus.


0 visualização

Instituto Catarinense Mais Saúde ®