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Sistema imunológico: dicas de como fortalecê-lo



Você já passou por algum período em que ficou doente diversas vezes seguidas? Se a resposta foi sim, provavelmente você estava com o sistema imunológico enfraquecido.


Contudo, fortalecer o sistema imunológico não é uma tarefa fácil, para você desenvolver respostas a doenças que já se manifestaram, você precisa se atentar a diversas ações.


Algumas atitudes, como comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de gorduras, açúcar, industrializados, com corantes e conservantes e diversas outras são necessárias.

O que é o sistema imunológico

O sistema imunológico é o conjunto de órgão, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os patógenos, ou seja ele combate a agentes infecciosos, bactérias e vírus. Assim prevenindo o desenvolvimento de doenças.

O sistema também tem por função, realizar o equilíbrio do nosso corpo a partir de respostas moduladas das células e moléculas, respondendo ao invasor do organismo.


Como funciona

O modo de funcionamento do sistema imunológico é bastante simples, quando um agente estranho invade o organismo, ele é ativado, agindo como um combatente.

Assim, esse combate acaba gerando algumas reações, estas reações são classificadas de dois modos, inata e a adaptativa. Quando a inata não consegue combater o invasor, a adaptativa entra em ação para evitar o desenvolvimento das enfermidades, veja mais sobre elas:


Inata - Defesa natural do organismo, é o modo de defesa que nasce com o ser humano. essas defesas são de dois modos, por barreiras físicas e barreiras fisiológicas.


Adaptativa - Os famosos “anticorpos”, esses são células de defesa que o organismo desenvolve após entrar em contato com agentes agressores.


Como turbinar o sistema imunológico

Sabendo da importância do sistema imunológico, você precisa saber alguns hábitos diários para que seu sistema fique fortalecido.


Tenha uma boa alimentação

Uma boa alimentação é a base para a prevenção de várias doenças, os nutrientes dos alimentos são responsáveis por fazer com que o nosso organismo funcione de forma correta, incluindo o sistema imunológico.


Assim é ideal manter uma dieta variada em alimentos fresco e evitar alimentos processados e industrializados, alguns exemplos do que uma alimentação saudável deve ter são:


  • Vegetais variados - Frutas, Verduras e Legumes, pois são ricos de vitaminas, minerais

e fibras;

  • Carboidratos - Arroz, batatas, mandioca, milho e outros, são eles que darão energia para o corpo;

  • Proteínas - Matéria-prima das células do nosso corpo, elas estão presentes em carnes, ovos, leite e derivados de algumas leguminosas, como feijão e soja;

  • Gorduras do bem - Essenciais para várias funções do organismo, você pode encontrar em azeite de oliva, óleo de coco, abacate, oleaginosas e outros.


Faça exercícios físicos regularmente

A realização de atividades físicas fazem um bem para o organismo, além de que seus ainda lhe dá diversos benefícios, como ajuda no controle de peso, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e além de auxiliar no sistema imunológico.


A prática de atividade física está ligada ao aumento de células de Linfócito T, além de reduzir estresse. Estresse que é um dos principais motivos da queda do sistema imunológico.


Hoje em dia, você pode encontrar diversas modalidades de esporte, o importante é praticar, lembrando que para turbinar o sistema imunológico a intensidade deve ser moderada.


Esteja com as vacinas em dia

Para você criar alguns anticorpos, você precisa ter ao menos ter contraído a doença, seja ela de forma leve, moderada ou alta, contudo as vacinas funcionam para quem ainda não contraiu a doença, ela funciona como o próprio agente de forma muito baixa ou inativa, fazendo com que o organismo desenvolva células de defesa contra os patógenos.


Durma bem

É no exato momento do sono em que o corpo descansa das atividades de rotina, assim ele aproveita para regenerar e regular algumas funções. Assim, para manter o sistema imunológico forte é preciso recuperar as energias gastas ao longo do dia.


Abandone maus hábitos

Criar bons hábitos de vida é muito importante para fortalecer o sistema imunológico, contudo tão importante também é abandonar maus hábitos. Alguns deles como Alcoolismo e tabagismo, esses são exemplos que acabam prejudicando o organismo e até mesmo a vida social da pessoa.


Caso você tenha algum desses hábitos, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-los, pois não é fácil largar os hábitos instantaneamente, assim procurar por um auxílio pode ajudar.


Abandone maus hábitos

Criar bons hábitos de vida é muito importante para fortalecer o sistema imunológico, contudo tão importante também é abandonar maus hábitos. Alguns deles como Alcoolismo e tabagismo, esses são exemplos que acabam prejudicando o organismo e até mesmo a vida social da pessoa.


Caso você tenha algum desses hábitos, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-los, pois não é fácil largar os hábitos instantaneamente, assim procurar por um auxílio pode ajudar.


Sol

O sol é um grande aliado do sistema imunológico, além do corpo sintetizar a vitamina D, ele ainda aumenta a energia das células-T do organismos, células responsáveis por eliminar os patógenos.


O recomendado é que seja em torno de 15 minutos diários de exposição ao sol sem proteção solar, após esse período a recomendação é com o uso de protetor solar.


Alimentos que auxiliam a fortalecer o sistema imunológico


Já comentamos sobre a importância de uma boa alimentação, contudo existem alguns alimentos específicos que auxiliam, como uma forma de força extra para a defesa do corpo.


Esses alimentos são:

  • Frutas ricas em vitaminas C;

  • Cebola e alho;

  • Brócolis;

  • Nozes;

  • Sardinhas;

  • Salmão;

  • Uva roxa;


O sistema imunológico é a defesa do nosso organismo, portanto ter fortalecido para prevenção de doenças e uma recuperação mais rápida é muito importante.

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