• Mais Saúde

SAIBA QUAL A POSIÇÃO IDEAL PARA O SEU SONO

Atualizado: Mar 11


Uma boa noite de sono é de extrema importância para termos um dia bom e produtivo, e um fator de sucesso para isso é uma postura ideal na hora de dormir, afinal, ficamos de 6 à 8 horas do nosso dia nessa posição.


Uma questão que poucos sabem é que, sim, existem posições ideais que te ajudam a ter uma melhor noite de sono. Neste artigo buscaremos trazer os benefícios ou malefícios de cada posição.


De barriga para cima


Uma das posições mais comuns e prazerosas de se deitar. Afinal, quem nunca chegou em casa depois de um dia cansativo, tirou os sapatos e deitou no sofá apenas para descansar?


Dormir de barriga pra cima é bom e recomendado pelos especialistas, principalmente posicionando um travesseiro na cabeça e outro abaixo dos joelhos, para que ambos fiquem alinhados e assim evitem dores e lesões na coluna.


De bruços



Deitar de barriga pra baixo é a posição menos recomendada, pois sua coluna não encontra sustentação e é forçada em diversas posições tortas durante o sono, o que a torna prejudicial tanto para o descanso quanto para a integridade da coluna.


Deitando assim, além do fato da coluna ficar torta, é necessário virar o pescoço para que se possa respirar. Em alguns casos pode causar dor de cabeça ao acordar ou até mesmo torcicolos.


De lado


A posição ideal é a que o corpo fica virado de lado. Inclusive existe um lado melhor que o outro. Especialistas afirmam que o lado esquerdo é melhor que o direito para se repousar.

Alguns motivos:


• O posicionamento do estômago e intestinos no nosso corpo. Eles estão localizados à

esquerda, por isso repousar sobre esse lado facilita a digestão e passagem de alimentos;

• O mesmo vale para o coração, pois melhora a circulação, fazendo o sangue passar com mais facilidade, diminuindo assim os riscos de entupimento da aorta.

• Posição que tem menos impacto na coluna (isso em ambos os lados, tanto direita quanto esquerda);

• Mantém as vias aéreas desobstruídas, o que melhora o sono e evita roncos;


Outras dicas


Mas não são só as posições que dormimos que ditam a qualidade do nosso sono. Outros fatores que podem contribuir para uma boa noite de sono são hábitos do dia a dia.


Uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, ter horários regulares de sono e evitar longos cochilos durante o dia são algumas das atitudes que podemos tomar para ter um descanso de mais qualidade.

87 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®