• Mais Saúde

Relações tóxicas: como isso afeta a saúde mental



Em nossas vidas a base de tudo se dá através da relação com outras pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. Principalmente nos dias de hoje onde a comunicação é avançada e possibilita diversas maneiras de interação.


Atualmente o mundo passa por uma pandemia, o que por si só já é motivo de tormentos ao psicológico de muita gente. Além disso, a saúde mental é um tema que vem sendo abordado frequentemente nos últimos tempos.


E acompanhando este tema da saúde mental, as relações abusivas caminham junto como uma das causas mais comuns e imperceptíveis de desequilíbrios, distúrbios e doenças.


Sinais de um relacionamento abusivo


As consequências de relações tóxicas, diferente do que muitas pessoas pensam, não vem apenas de relacionamento entre parceiros amorosos, mas também podem prover de relações de trabalho, família e amizade.


E esse ambiente tóxico em uma relação pode evoluir para um quadro abusivo. Uma relação tóxica é considerava mais “leve”, onde os problemas acontecem de formas mais sutis, enquanto em um relacionamento abusivo os problemas podem se desenrolar de uma maneira mais drástica ou até mesmo agressiva.


Existem alguns indícios que podem ocorrer numa relação que indicam um quadro tóxico ou abusivo. Sinais como:


• Ciúme excessivo: a pessoa tóxica faz, de alguma forma, você se sentir culpado pelo ciúme que ela está sentindo, enquanto uma abusiva se torna extremamente possessiva. • Discussões recorrentes: a pessoa abusiva não assume que está errada e não aceita outra visão, já e pessoa tóxica guarda rancor de uma discussão e busca sempre usar o que foi dito contra a outra pessoa. • No trabalho: uma pessoa tóxica raramente elogia e tenta diminuir ao máximo a outra pessoa e sua capacidade. E numa relação abusiva, a pessoa tenta sabotar seu parceiro apenas para tirar proveito disso, e cria tumulto no ambiente a fim de prejudicar a outra pessoa.

Reflexos na saúde

Uma pessoa que vive uma relação dessas, seja num relacionamento, na família ou trabalho, pode vir a desenvolver diversos tipos de problemas e apresentar sintomas negativos, tanto físicos como mentais.


Doenças como depressão e ansiedade são recorrentes para quem sofre dessa realidade, além de condições como baixa autoestima e indisposição. Dos sintomas físicos que podem surgir os mais comuns são dores de cabeça, enxaquecas, fadiga e distúrbios no sono.


Se você está passando por alguma situação ou relacionamento abusivo que está lhe sugando as energias e fazendo mal, busque ajuda de pessoas queridas e, principalmente, de um profissional.


No Mais Saúde temos os mais renomados profissionais da área psicológica e psiquiátrica. Tenha acesso a consultas com até 70% de desconto. Clique aqui e venha agendar uma conversa.

345 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®