Período de incubação do Coronavírus



Muito se ouve valar sobre as formas de contrair o vírus, sobre como ele se prolifera, e principalmente sobre os cuidados a se tomar. Mas também existe uma questão pouco abordada que é o período de incubação.


Você sabe o que é um período de incubação? Neste artigo traremos um pouco de como esse processo se dá e, especialmente, sobre como ocorre com o covid-19.


Incubação


O período de incubação é um termo usado pra definir o tempo que ocorre entre o momento que pessoa se contamina com o vírus e o momento de início dos sintomas da doença começarem a aparecer.



Por exemplo, se a pessoa é exposta a algum vírus, ela pode contrair a doença, mas ao mesmo tempo pode não apresentar sintomas de imediato. Há um certo período para a doença se alocar no corpo e causar os primeiros sintomas.

Incubação do novo coronavírus


De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a partir do momento que uma pessoa contrai o novo coronavírus, ela entra no período de incubação da doença, que varia de 1 a 14 dias, levando esse tempo até surgirem os sintomas.


Após este período, os sintomas começam a aparecer. No caso da covid-19, os sintomas podem começar leves e evoluírem aos poucos para uma quadro mais intenso. Porém em alguns casos a doença pode ser até assintomática.

Importância de estar atento


É sempre importante estar atento a todas as informações. Não saber sobre o processo de contaminação e período de incubação pode representar risco para com a própria pessoa e para terceiros também.


Uma pessoa, por não ter ciência deste processo, pode se colocar em uma situação de contaminação (como fazer compras em supermercado sem as medidas de prevenção, ou ter contato com alguém com suspeita) e ser contaminada. Porém, por não desenvolver sintomas imediatamente, pode acreditar que não está infectada. Com isso ela pode seguir sem os devidos cuidados e acabar transmitindo o vírus para terceiros.

448 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®