• Mais Saúde

Maneiras alternativas de diminuir a febre



Sabemos que a febre não é uma doença em si, mas aparece como sintoma de alguma possível. Quantas vezes nos sentimos um pouco indispostos, e logo vem a sensação febril em nosso corpo?


Neste texto daremos dicas para baixar a febre e diminuir a sensação de mal estar causada por ela.

A febre


A febre nada mais é que uma tática de defesa do corpo. O aumento da temperatura propicia que o sistema imunológico transmita mecanismos que nos defenda perante alguma doença.


Estes mesmos mecanismos “correm” melhor pelo nosso corpo quando ele se encontra em temperatura mais elevada. Assim é possível um ataque mais eficaz às bactérias, vírus e infecções.


Porém nosso corpo nunca causa uma febre sem ter motivos. Por isso, se a febre voltar ou até mesmo permanecer, consulte um médico.




Dicas


• Compressa de água fria: use uma toalha úmida com água fria para levemente pressionar ombros, nuca e costas. Caso isso lhe cause mais frio ainda, evite o procedimento;


• Alimentação equilibrada: quanto mais quente nosso corpo está, mais energia ele gasta. Procure uma alimentação mais leve, para que a energia no processo de digestão seja economizada;


• Repouse: assim como o aumento do gasto de energia, a temperatura elevada do corpo também propicia o aumento da frequência cardíaca. Evite sobrecarregar seu corpo, evite esforço físico e descanse;


• Banho morno: um bom banho em temperaturas mornas pode providenciar relaxamento e, consequentemente, a queda da temperatura;


• Beba água: Hidratar seu corpo é de vital importância, pois o corpo costuma perder líquido durante uma febre. Quanto mais água mais equilíbrio térmico no organismo.

Evite auto medicação


Caso a febre prevaleça, antes de se auto medicar, tente consultar um médico para descobrir a origem da febre.


Em alguns casos o uso de medicamentos não se faz necessário, assim como em alguns casos pode ser a solução. O médico poderá dizer melhor.

207 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®