Importância dos testes de COVID-19



A pandemia no nosso país vem crescendo e se alastrando, assim como em outros países do mundo, como Estados Unidos e Índia. É difícil dizer quando este momento chegará ao fim.

Diversas vacinas estão sendo produzidas e, mais de uma, estão demonstrando resultados positivos e já se encontram em fase final.


Ao mesmo tempo que a pandemia aumenta, a necessidade e importância do teste também cresce cada vez mais. Através dele podemos detectar a doença e também saber o número de infectados no local.


É crucial que testes sejam feitos cada vez em maior escala, pois é a com ele que se chega a um diagnóstico exato e, a partir disso, é possível propor os procedimentos e tratamentos ideais para cada caso.


Os testes

A principal recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para ajudar no combate a pandemia, é o teste em massa. Além disso, o uso de máscara e o isolamento social (quando possível) também são peças chaves para evitar o contágio.


Os tipos de teste que estão sendo utilizados se dividem em 3 vertentes: o molecular, exame sorológico e teste de antígeno.



Teste molecular: realizado a partir de amostras de secreções da faringe – mucosa do fundo do nariz – ou também da garganta. Neste exame é possível detectar o genoma do vírus caso ele esteja presente no organismo.


Exame Sorológico: este é feito a partir de uma amostra de sangue, soro ou plasma, a fim de identificar anticorpos que são produzidos para combater o vírus no corpo.


Teste Antígeno: nesse teste as coletas são feitas através de amostras de secreção do nariz do paciente, e tem a finalidade de acusar se partículas do vírus já estão circulando e se proliferando pelo corpo. Costuma ser indicado para quem já tem os sintomas intermediários ou avançados.


Em resumo, os testes sendo feitos em massa revelam quais pessoas possuem o vírus, e assim, facilita as medidas de isolamento para que as mesmas não passem o vírus para frente e contaminem outras pessoas.


No Mais Saúde você tem preços acessíveis para a realização de exames e testes de COVID-19, nas melhores clínicas. Clique aqui para obter.

167 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®