• Mais Saúde

Dicas para manter a saúde em dia no carnaval





Começa nesta sexta (21) a maior festa popular do mundo, o Carnaval. São 4 dias de folia marcados por muita alegria, energia, brincadeiras, fantasias e ruas cheias. Mas antes de sair para festejar neste Carnaval, é preciso se preparar.


Manter a saúde do seu corpo se torna uma tarefa ainda mais importante quando gastamos muita energia, ficamos expostos por muito tempo ao sol, não nos alimentamos da forma correta ou passamos boa parte do tempo fora de casa.


Separamos então algumas dicas indispensáveis para você curtir o carnaval e ficar com a saúde em dia:


Alimentação Saudável

Normalmente gastamos muita energia durante o carnaval, então é importante não ficar mais do que quatro horas sem se alimentar.


Opte por alimentos leves, e que tenham uma rápida digestão, evite lanches de rua e pratos gordurosos. Procure refeições nutritivas como frutas, sanduíches de frios, barrinhas de cereais e sucos naturais.


Beba com moderação

Evite a ressaca! Além de moderar no uso das bebidas alcoólicas, procure intercalar as doses com um copo de água. O álcool é diurético e acaba desidratando o corpo, portanto é importante manter a ingestão de água em conjunto para evitar que você passe mal.


Saiba dosar da maneira correta os drinks e evite misturar os diversos tipos de bebidas.


Hidrate-se

Se manter hidratado é ideal para que o seu corpo funcione da maneira correta e aguente todos os dias de folia. A quantidade ideal de água que devemos tomar no dia varia de acordo com altura e peso da pessoa, além da temperatura no dia, mas deve se levar em conta beber entre 2 a 3 litros por dia.


Outra opção é a ingestão de bebidas isotônicas, elas repõem os eletrólitos perdidos por conta da energia gasta durante os dias de festa. Sucos naturais e água de coco também são excelentes escolhas para manter uma boa hidratação.


Proteja-se do sol

Não podemos esquecer que estamos no verão, e é nessa época onde os raios ultravioletas ficam mais intensos. Portanto abuse do uso de protetor solar, ele protege contra câncer de pele, envelhecimento da pele e queimaduras de sol nada desejáveis.


O ideal é reaplicar o protetor durante o dia e distribuí-lo por todo o corpo. Faça o uso de chapéus e bonés que protegem o couro cabeludo e diminuem o risco de insolação.


Outro acessório indispensável é o óculos de sol, que protege o olho de lesões como a catarata.


Descanse bem

O seu corpo precisa repor as energias para conseguir aguentar todos os dias do carnaval, e descansar é primordial para manter o ritmo e evitar o cansaço.


É necessário ter entre 6 a 8 horas de sono por dia para acordar disposto e preparado para festejar da melhor maneira.

0 visualização

Instituto Catarinense Mais Saúde ®