Como lidar com unha encravada


Ter alguma unha encravada é algo muito comum de se acontecer, principalmente as do dedão do pé, mas também podem ocorrer na mão. É uma condição muito incomoda e que, se não cuidada da maneira devida, pode vir a ser um baita problema.


Unhas quando ligeiramente encravadas podem ser tratadas em casa. É possível levantar a ponta da unha e inserir um pequeno pedaço de algodão ou gaze para impedir que a unha cresça no dedo e acabe encravando.


O que fazer e não fazer


Para evitar unhas encravadas, corte-as retas, mas evite deixa-las muito curtas. E também é importante usar calçados que não sejam tão justos e trocar de meia todos os dias, pois isso pode prevenir o crescimento de fungos e bactérias.


Se a unha estiver encravada, não corte sua parte encravada, não corte a unha em forma de "V" e também não faça um curativo apertado nela. Essas ações só farão com que as unhas encravem mais ainda, ou aumentarão o risco de um quadro agravado.


Agora, quando a área ao redor da unha fica avermelhada, inchada e com presença de pus, isso indica que existe uma infecção na área. Por isso é de extrema importância que nesses casos um profissional especializado, como enfermeiro ou podólogo, seja consultado para que o tratamento ideal seja tomado.

Tratamentos


Se a unha se encravar com frequência e o tratamento conservador, como aparar-las e levantamento da unha não funcionar, especialmente se houver carne esponjosa na área, a cirurgia se faz necessária.


Consulte nossos médicos para saber em que ponto está e qual o proceder ideal. Alguns casos podem exigir maior atenção, que são:


• Pessoas com diabetes; • Unha muito inflamada e com pus; • Lesões na pele ao redor da área encravada; • Dedo muito inchado ao ponto de interferir na circulação.


Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas com nossa equipe. Com o Mais Saúde você tem acesso ao melhor cuidado para sua saúde, com até 70% de desconto nas melhores clínicas.

108 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®