Café da manhã: a refeição mais importante do dia


É claro que todas as refeições são extremamente importantes para o nosso corpo, mas o café da manhã tem vital importância numa boa saúde. Ao acordar, precisamos reabastecer nosso corpo, buscando energia para iniciarmos um dia produtivo.


Isso porque durante o sono, apesar de repousado, o corpo humano jejua por muito tempo e, mesmo assim, continua consumindo energia, pois dependemos deste tempo de “manutenção” para manter funções importantes em pleno funcionamento.


Depois de acordar, a demanda energética é muito maior, por conta disso o café da manhã é essencial para complementar e substituir a energia consumida à noite. O problema é que muitas pessoas não se atentam a este detalhe tão importante.


O que fazer para melhorar?


Organização é o elemento crucial. A dica é descobrir o motivo que atrapalha o início da sua rotina e evita que você prepare sua refeição matinal. No início não é tão simples, claro, como qualquer mudança. Mas com o tempo o organismo pode acostumar a dormir alguns minutos mais cedo para que possa despertar antes naturalmente, sem problemas.


Um plano de comprar também é crucial. Liste e escolha o que comer em cada dia da semana. Isso torna mais fácil deixar uma refeição pré-pronta na noite anterior, agilizando assim sua rotina e beneficiando o preparo para o café.

Dicas para uma refeição completa


É de extrema importância manter a uma variação nos alimentos, mas também prezar pela qualidade. Busque alimentos que sejam fonte de energia (como abacate, pasta de amendoim, entre outros), proteína (ovos, bacon ou frango) e também uma bebida para hidratação (sucos, chás ou até mesmo cafés).


Dependendo do gosto de cada pessoa, adicionar omeletes, alimentos integrais ou sem glúten, salada de frutas ou até mesmo crepes e tapiocas são ótimas e mais elaboradas escolhas.

Benefícios de um café da manhã reforçado


- Nutri o organismo; - Abastece o corpo de energia para o dia; - Previne a perda de massa muscular; - Regula sua fome, evitando exageros no almoço; - Impede a sensação de fome descontrolada durante o dia; - Mantem o metabolismo regulado; - Previne gordura localizada.


Começa já a ter uma alimentação melhor, e garantir mais qualidade para o seu dia a dia. Caso tenha dúvidas da alimentação ideal pra você, entre em contato com nossos nutricionistas para saber o melhor cardápio. Clique aqui e converse com nossa equipe.



82 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®