• Mais Saúde

Assoar o nariz: é uma prática saudável?


A ação de assoar o nariz é uma prática comum, tanto que quase ninguém questiona se é prejudicial à saúde. No entanto, esse costume traz mais perigo do que muitas pessoas pensam.


Quando nossas fossas nasais se encontram entupidas, a respiração fica mais difícil então, naturalmente, a tendência instintiva é eliminar todos os fatores que causam a sensação desagradável e o entupimento das vias.


Neste artigo traremos algumas informações sobre os efeitos que este hábito pode trazer para a saúde e integridade de quem o prática constantemente.


Problemas com a força da ação


Como as pessoas costumam usar muita força para eliminar as secreções que se acumulam nas narinas durante resfriados ou alergias, isso acabar por causar um problema ou prejudicar a inteireza do local.


Segundo alguns imunologistas, ao assoar o nariz, a pressão gerada na cavidade nasal pode se tornar danosa para a mucosa nasal e para os seios da face, podendo assim causar uma piora no quadro do paciente.


Para piorar as coisas, a pressão causada ao assoar o nariz pode chegar a danificar outras partes do corpo. Se o nariz for assoado com muita força, a pressão nos vasos sanguíneos aumenta, o que pode levar a hemorragias, descolamento de retina e até acidente vascular cerebral.


Essas são situações consideradas raras de se acontecer, mas não são impossíveis. Costumam ocorrer apenas em casos onde a pessoa já é vulnerável a estas condições ou alguma doença específica.

Recomendações



Apesar de todo incômodo que estar com o nariz entupido pode causar, o indicado é que se evite assoa-lo com força excessiva. O ideal é realizar a limpeza com um lenço ou papel para retirada do excesso, e que seja utilizado soro fisiológico 0,9% em seguida.


Além de evitar por força ao assoar o nariz, o ideal é que se tire apenas o excesso, e não toda a quantidade de secreção pois, na verdade, ela serve como uma proteção à mucosa nasal.


Caso a secreção e a sensação de resfriado persistam por muito tempo, consulte nossos médicos para averiguar a causa dos sintomas. Clique aqui e tenha acesso a preços especiais em consultas nas melhores clínicas.

171 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®