• Mais Saúde

Aftas: o que são e de onde vem


Sabe aquela sensação de incomodo bucal? Aquela bolinha branca que aparece dentro da boca? Essas são chamadas de aftas, e podem ter diferentes origens.


As aftas são pequenas feridas, chamadas de úlceras superficiais, que aparecem na boca. Costumam se alojar na mucosa oral, nas gengivas e sob a língua. São pequenas, com cerca de 1cm de diâmetro, brancas ou amareladas e com bordas avermelhadas.


Geralmente ela é causada por algum acidente ou trauma na região, mas pode ter relação com outras condições, aparecendo como forma de sintoma. Caso ela não desapareça dentro de três semanas, é recomendado consultar um médico.


Causas

O aparecimento de aftas podem ser causados por diversos fatores, tanto os isolados quanto em conjunto. Alguns deles são determinantes para o diagnóstico de sua origem.


É sabido que as aftas são mais comuns em mulheres e que, além disso, cerca de 30% das pessoas que sofrem dessa condição (eventual ou regularmente) têm casos em suas famílias, o que pode ser devido a relações genéticas ou manifestações ambientais semelhantes.


Fatores externos ou acidentais tem relação direta com o surgimento de algumas aftas, como uma pancada na região da boca ou escovação dos dentes com força excessiva.


Além disso, outras causas comuns são: falta de vitamina B-12, imunidade baixa, bactérias bucais, reações alérgicas, estresse e até infecções ou doenças no sistema digestivo pode trazer a afta como reflexo.

Dicas para tratar

Aftas menores geralmente não precisam de tratamento, tampouco diagnóstico, pois somem com o tempo. Agora, se a afta permanecer por muito tempo ou for rotineira, o ideal é se consultar um médico para diagnóstico clínico, pois ela pode estar relacionada a alguma outra doença ou fator.


Em caso de aftas ocasionais mas que causam muito incomodo, alguns passos podem ajudar a aliviar e até tratar. Por exemplo:


• Bochechos com produtos anti-inflamatórios ou antissépticos; • Pomadas bucais com efeito analgésico; • Evitar alimentos muito ácidos; • Não utilizar força ao escovar os dentes; • Colocar um cubo de gelo na boca, a fim de aliviar a irritação.


Caso você sofra com aftas frequentes e queira averiguar sua origem, consulte nossos dentistas. Com o Mais Saúde você tem acesso as melhores clínicas odontológicas. Clique aqui e saiba tudo.



236 visualizações

Instituto Catarinense Mais Saúde ®